A ARTE DE LER!
Semana da Leitura - Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!
"Ler sempre. Ler em qualquer lugar" foi o tema da Semana da Leitura 2021, este ano em versão online.
Apesar do confinamento, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca continua empenhado em valorizar ainda mais esta boa prática da leitura, procurando "criar uma rede de palavras, vozes e textos que nos ajudem a enfrentar estes tempos de incerteza!
Dia a dia, durante uma semana, festejamos o livro e a leitura "como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo", apresentando propostas, sugerindo viagens.
Com esta iniciativa, o Grupo 300, a Biblioteca Escolar e a equipa do Plano Nacional das Artes desejam levar o texto e a leitura ao encontro das pessoas, para que, num ambiente informal e descontraído, se deixem seduzir pelo encanto da palavra escrita, lida, dita, cantada...
No Dia Internacional da Mulher, apresentamos quatro sugestões, que celebram o eterno feminino. Consulta o cartaz e acede aos links que te são propostos.
Lembra-te que " A leitura abre as janelas do entendimento e desperta-nos do sono da sabedoria".
Boas leituras! Viva a Palavra!
Pensar a educação e a cultura como eixos de governação pressupõe a assunção da leitura como prioridade política, tomando esta competência como básica para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural - indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país.
Neste âmbito, o domínio alargado da competência da leitura é perspetivado como condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, acesso democrático à informação, ao conhecimento, e à criação e fruição culturais.
A nova etapa do PNL para 2017-2027 (PNL 2027) pretende apoiar e fomentar programas especialmente vocacionados para favorecer a integração social através da leitura, em diferentes suportes; a formação dos diferentes segmentos da população - crianças, jovens e adultos; a inclusão de pessoas com necessidades específicas; o desenvolvimento articulado de uma cultura científica, literária e artística; e, ainda, o acesso ao saber e à cultura com recurso às tecnologias de informação e comunicação. No âmbito das suas atribuições, e no cumprimento do Programa do Governo, compete às áreas das autarquias locais, da cultura, da ciência, tecnologia e ensino superior e da educação, o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura e da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital. Para este fim, concorrem diretamente o Programa de Promoção da Leitura, a Rede de Centros de Ciência Viva, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e as bibliotecas das instituições do ensino superior.
O PNL 2027 visa, ainda, a consolidação de uma política de parcerias, com contributo de mecenas e patrocinadores, bem como de outras entidades ligadas à cultura, à ciência, tecnologia e ensino superior e à educação, considerada fundamental para a criação de um ambiente social favorável à valorização do livro, da leitura e da experiência cultural e científica.