top of page

Dia dos namorados

14 de fevereiro

Belle, Amma Asante

Captura de ecrã 2022-02-16, às 17.37.47.png

No Liceu Léon Blum, em Créteil, uma professora de história depara-se com o desrespeito, a violência, a falta de perspectivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10º ano.
Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da pouca vontade de aprender.
A docente, vendo as suas alternativas de ensino esgotar-se a cada dia, lembra-se de lhes propor um desafio: entrarem juntos no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.
A experiência vai ser transformadora. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios –, eles vão empenhar-se no projecto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união.
Um filme sobre um projeto pedagógico que valoriza a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade por parte dos alunos.

UMA TURMA DÍFICIL (5) (1).jpg

5 de novembro Dia Mundial do Cinema 

HISTÓRIA ORAL AUDIOVISUAL
DO CINEMA PORTUGUÊS

Porque importa inovar e investir em novas linguagens artísticas, e porque o cinema nos ajuda a pensar, a criar e a sonhar, precisamos explorar junto dos alunos do Agrupamento de Ponte a Barca vários eixos temáticos em contexto de sala de aula, tendo com o PNC uma nova plataforma que contribuirá para a literacia fílmica e audiovisual de uma população de crianças e jovens que está cada vez mais exposta à imagem em movimento, mas que nem sempre está dotada dos instrumentos ou das técnicas necessárias para a interpretar. É preciso revalorizar as imagens artísticas e o cinema enquanto forma de arte. 

Defendemos a importância de uma educação cinematográfica como metodologia na articulação com as diferentes áreas do saber e dimensões culturais do currículo do ensino básico e secundário, como um reforço da formação pessoal e social dos nossos alunos

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais (e, pontualmente, internacionais, nomeadamente no que concerne à História da 7ª Arte) junto do público escolar e visa a valorização de uma cultura audiovisual junto das comunidades educativas. Propõe-se dar mais visibilidade à arte do cinema em contextos pedagógicos, e valoriza, quer a adoção de processos de trabalho colaborativo, quer a implementação de projetos/iniciativas de integração curricular e de interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

O PNC procura proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário a fruição do património cinematográfico nacional e mundial. Destacam-se, de entre os seus propósitos: – a implementação da literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, nos termos do artigo 23º da Lei nº 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014, de 19 de maio; – a formação de públicos escolares para o cinema, garantindo-lhes os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas. (in Site oficial do PNC)


Objetivos

  • Planificar e executar as atividades programadas pela Escola no âmbito do PNC (exemplos: um ciclo de filmes na Escola, visionamento de um filme/excerto de filme em aula/parte de aula, com preenchimento de guião de exploração, realização de uma exposição de trabalhos, conferências e/ou outras atividades com a presença de um realizador e/ou professor de cinema ou ator);

  • Organizar as sessões de cinema «O Cinema está à tua espera» – ida de alunos a salas de cinema;

  • Estabelecer os contactos diretos com a equipa do PNC;

  • Recolher dados sobre o grau de satisfação dos alunos/turmas envolvidos no PNC;

  • Integrar as atividades da Escola relacionadas com o PNC no Plano de Turma (PT) das turmas envolvidas;

  • Garantir o envolvimento de alguns professores da escola no PNC, de modo a acompanharem as diversas atividades planificadas, em estreita colaboração com o coordenador do PNC na Escola.

OFICINAS DE FORMAÇÃO

  1. Pretende-se a realização de oficinas de formação no âmbito da literacia digital e cinematográfica, numa parceria com o Centro de Formação CENFIPE e  Opra Omnia.

   2. Estas sessões visam o desenvolvimento de técnicas de       construção de roteiros cinematográficos (storyboard) e de produção de booktrailers.

GRANDE PRÉMIO AWARD
CINANIMA 2020

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CURTAS-METRAGENS

bottom of page